Desenvolvendo em C# no Linux com o MonoDevelop

Olá pessoal!

Tive a idéia de escrever esse artigo após ter sofrido com uma certa migração de windows para linux, pois é, tive problemas com o windows “novidade”, e agora o meu desktop só aceita a instalação do linux “salve”, pois bem, não me abalei e procurei uma maneira alternativa de como desenvolver em C# através do linux, foi quando encontrei uma IDE bastante interessante o MonoDevelop.

O MonoDevelop possui uma interface bastante amigavel que lembra bastante o visual studio da microsoft, Atualmente tem suporte as linguagem de programação C#, Boo, Java, Nemerle, Visual Basic .NET e MSIL, entre outros.

Agora que você ja sabe o que é o MonoDevelop, vamos criar um simples Hello World explorando um pouco de suas funcionalidades.

1º Abra o o MonoDevelop e crie uma new solution, file > new > solution, feito isso selecione a linguagem de programação C# e crie um projeto GTK# 2.0 de nome HelloWorld, assim como na imagem abaixo:

Feito isso ira abrir uma tela perguntando sobre as funcionalidades do projeto, apenas clique em OK e ira abrir a seguinte tela que lembra bastante o visual studio.

2º Vamos Colocar um Button MainWindow que ao clicar, ele ira nos mostrar a informação Hello World!, mas antes precisamos colocar um container fixed sobre o MainWindow, pois para criarmos os Widgets é preciso primeiro de um container base, então adcione um conteiner fixed e depois o widget button, como nas figuras abaixo:

Arraste o container fixed para o MainWindow
Agora arraste o Widget Button para o fixed

3º Feito isso agora nós vamos mudar a label do GtkButton e aprender como criar um click_event button no MonoDevelop, que infelizmente não é igual ao visual studio, não podemos acessar o código com apenas cliques, tem que ser meio na marra, então preste atenção na proxima sequencia de imagens:

Com o GtkButton selecionado va em propiedades > button properties > label e mude a label para Clique Aqui.

Ainda com o Button selecionado va na aba signals da barra propriedades, na aba signals selecione Button Signals > Clicked, adcione um nome para o handler eu usarei Clicked_On e aperte enter então vai aparecer a seguinte tela de código:

4º Agora para finalizar a nossa aplicação Hello World no MonoDevelop, vamos criar um menssage box que nos mostrar nossa menssagem Hello World, siga o código a seguir em depois pressione crtl+f5:

Após Digitar o código acima pressione crtl+f5 e clique no botão e você vera o nosso Hello World!

Agora chegamos ao fim do meu primeiro arquivo sobre o MonoDevelop, espero que vocês tenham gostado, se você já experiente com o visual studio creio que não vai ter muito problema com o Mono, e se você é usuario linux daqueles bem caxias esta ai uma ótima ferramenta para desenvolvimento, até a proxima pessoal.

23 pensamentos sobre “Desenvolvendo em C# no Linux com o MonoDevelop

  1. Muito bom este tutorial, sera que você poderia me indicar links bons ou apostilas para mim se aprofundar mais. muito obrigado

  2. Pingback: C# on Linux | Reudismam

  3. Tutorial perfeito, salvou minha vida!!! Eu esqueci a senha de ativação do meu windows ( baixei ele pelo dreamspark) e tava difícil de recuperar sem falar que to sem paciencia de instalar ele na mesma maquina que uso o Ubuntu a quase 1 ano. Então essa IDE é perfeita, faz faz tudo o que se espera (na minha opinião) e ainda é leve, software livre é assim sempre tem 1 que nos surpreende. Valeu pelo tutorial.

  4. Cara, que prático né? Lembra muito um dos propósitos do C# e Visual Studio, que é a velocidade de programação.

    Faço o mesmo no Visual Studio com Windows 10 em apenas 4 cliques.

    Entenda que esse é o propósito do tio Gates, e não uma teoria maluca da conspiração para deixar o já antigo, velho e arcaico Unix/Linux para trás na disputa de sistemas operacionais.

    Tio linux me lembra muito aqueles velhinhos nas praças que dizem: “Há, no meu tempo…”

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sem ofensas, cada um usa o que quer.

    Fique com Deus.

      • Cara… Eu uso a distro ElementaryOS (non-dual-boot)

        O fato de eu usar um sistema operacional, não quer dizer que fico cego para as qualidades de outros sistemas operacionais. Acorda garoto!

        .NET é o futuro e muitos programadores já falam isso. O fato do Linux ainda ser péssimo para se programar em .NET não quer dizer que seja bom por exemplo para se programar em C: No Windows eu preciso usar um comando a mais para pausar o prompt, o que não acontece no Linux.

        Acorda novamente linux-liker. O.S. é que nem linguagem de programação: Tem vantagens de desvantagens.

        Fique com Deus.

      • Como disse um dos maiores gênios da humanidade; ” tenho pena de você, ser de tanta insignificância q ao ser atingindo pela verdade desamparado pelo inracionalismo e cego pelos próprios frutos sua ignorância tropeça no desespero e cai no poço da lástima depois de até o fundo cair armagurado no fundo do posso faz a pior das atitudes e cava ainda mais na lama da impetuosidade e então finalmente encontra a pior das armas, a grosseria”

    • Você tem td a razão, oq eles estão falando n tem nd a ver oq impressiona no windows é a conexão com o o mundo q o linux n tem pq ele é de um mundo passado. Ainda n vi ninguém fazendo streaming do Xbox no ubuntu.

  5. Boa tarde. Gostei muito do artigo. Preciso criar um apequeno aplicativo para fazer um CRUD em um banco de dados MySql, mas não encontro materiais na internet para começar a estudar. Poderia me enviar algum material que trata desse assunto? Grato.

  6. Olá, tudo bem?

    Por gentileza, gostaria de ter uma dúvida solucionada. Instalei o monodevelop na minha máquina e gostaria de ter ao menos um hello world compilado em modo console, porém a IDE dá erro e eu não consigo.

    “Cannot open assembly ‘/home/…/hello.exe’: No such file or directory.”

    Já instalei o xterm, como manda alguns tutos que eu encontrei na net, mas mesmo assim não rola. O diretório /hello/bin/Debug/ está vazio e ele não cria o arquivo.
    Poderia rolar uma ajuda?

    Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s